FTW Thomas quebra a maldição e vence o seu primeiro torneio LAN!

StarCraft II

Mar 16, 2015

Com 3 jogadores no top4, a For The Win eSports venceu a CJM Hyperion Cup por intermédio do jogador Tomás "Thomas" Freire. Este conseguiu, assim, o seu primeiro título em LAN ao derrotar Freeman por 3-1, na final.


No passado dia 14 que a FTW atacou com toda a força a CJM Hyperion Cup #1, organizada pelo Clube de Jogos de Matosinhos, num evento onde apenas 3 dos 8 participantes não pertenciam à For The Win eSports. O evento foi a primeira investida do CJM na scene nacional de Starcraft 2 e teve um feedback mais que positivo por parte dos nossos jogadores!

Passando ao rescaldo do evento, começando pela Fase de Grupos:


 

Grupo 1

 

No grupo um, que decorreu sem grandes surpresas. o jogador dos uP,  wlfz não pode estar presente devido a problemas de saúde, o que forçou a organização a dar-lhe o último lugar. Ficaram então Freeman, Graverobber e Fintinhas a discutir a passagem às meias finais. Fintinhas, a representar o League of Legends Portugal, apesar de trazer para o torneio builds interessantes (e interessantes é o mínimo que podemos dizer) acabou por cair às mãos dos dois jogadores mais experientes. Ficou assim o primeiro e o segundo lugar entregue a Freeman e ao Graverobber, jogador da FTW, respectivamente. O nosso jogador Zerg a acusar um pouco a ferrugem acabando por perder 2-0 para Freeman num Zerg vs Protoss, que é a raça contra a qual o nosso jogador tem mais dificuldades.

 

Grupo 2

Num grupo inteiramente composto por jogadores da FTW, mais uma vez a não haver grandes surpresas. Os jogadores da FTW.Pro, Thomas e Ezio a levarem a melhor sobre os jogadores da Academia da FTW, Spira e Aziadocs. Na disputa para o primeiro e segundo lugares do grupo, Thomas a mostrar o porquê de ser considerado o favorito à vitória do torneio e venceu de forma convincente por 2-0

 

Playoffs

 

 

 

Freeman vs Ezio:

O primeiro jogo das meias-finais foi um Zerg vs Protoss que colocou frente a frente o jogador da FTW, Ezio, contra o jogador Protoss, Freeman. Num best of 5 bastante interessante, vimos o primeiro mapa a cair para o lado do jogador Protoss, num desempenho algo estranho por parte do Terran da FTW. Ezio não entrou bem no jogo, escolheu uma estratégia estranha e acabou por ser castigado pela experiência do seu oponente. O segundo mapa a história já foi diferente: Ezio leu bem o jogo, a interpretar bem a estratégia do seu oponente e após um bom scout e uma boa leitura de jogo, Ezio defendeu tranquilamente o ataque de Freeman e conseguiu ganhar o segundo jogo desta meia final.

Já no terceiro e quarto mapas, o jogador Protoss a mudar o ritmo do jogo, usando builds mais agressivas capazes de perturbar o jogo do nosso Terran. Assim, esta meia-final terminou com 3-1 a favor do Freeman.

 

Thomas vs Graverobber:

A segunda meia-final é já um clássico no Starcraft 2 para a FTW, e seria assim a primeira team kill dos playoffs. Num duelo entre a velha guarda do Starcraft nacional e a nova geração, Graverobber defrontou Thomas, da FTW, no ultimo Zerg vs Zerg do torneio.

Os primeiros 2 mapas não tiveram grande história. No primeiro mapa vimos Thomas a começar esta best of 5 com um 9Pool. Ao não identificar este cheese a tempo, o seu adversário não se conseguiu preparar para defender e acabou por ceder. Já no segundo mapa, os papéis inverteram-se. Graverobber optou por ir com uma build mais agressiva mas Thomas já prevendo este estilo de jogo optou por começar o jogo de uma forma mais defensiva, tornando a agressão do Graverobber inútil.

O terceiro mapa caiu para o lado do Graverobber com um timing push que arrasou a economia do Thomas. Ainda assim, o mapa que ficará para a memória nesta série foi o último: ambos os jogadores a dar o seu máximo. Engages de Mutalisk vs Mutalisk incríveis e a escolha dos Infestors por parte do Graverobber, quando já estava a cair bastante em supply, criou um dos momentos mais entusiasmantes de todo o torneio quando o mesmo consegue apanhar um enorme grupo de Mutalisks do Thomas num único Fungal Growth. No final isso acabou por não ser o suficiente para levar a melhor no jogo e Thomas acabou mesmo por sair vitorioso alcançando assim a sua 2ª final em torneios LAN.



Final

A final foi, então, discutida entre FTW Thomas e Freeman numa final que teve jogos com imensa emoção e Starcraft 2 de alto nível!

O primeiro mapa caiu para as mãos do jogador Zerg da FTW após uma build bastante agressiva que não funcionou como queria. No entanto, Thomas acabou por tomar controlo do mapa e começou a expandir livremente, conseguindo uma grande vantagem em exército relativamente ao seu adversário. Já no segundo mapa a situação inverteu-se: Freeman a optar por uma abertura com Stargate, que lhe garantiu controlo do jogo aéreo e do mapa, acabando por capitalizar a partir de um mau posicionamento do Zerg da FTW e conseguiu entrar na base do Thomas, acabando com o jogo.

No terceiro mapa, Thomas optou por uma das builds pelas quais ele é conhecido neste match up: uma 9Pool que, ainda assim, conseguiu ser defendida pelo seu adversário. No entanto, isto deu ao jogador Zerg o tempo necessário para construir o exercito que desejava e atacar o Protoss em vários pontos do mapa e acabando por ganhar o jogo ficando apenas a um mapa da vitória no torneio!

O último mapa a ser uma montanha russa de emoções, com Freeman a exercer pressão desde o inicio com o controlo do ar mais uma vez, seguido de um timing push para tentar destruir completamente o Zerg. No entanto, Thomas conseguiu defender-se novamente e acabou por levar um jogo para um basetrade emocionante que acabou com a vitória do jogador da FTW por 3-1 conquistando assim a sua primeira vitória em torneios LAN!

 

O pódio final teria então o seguinte aspecto:

1º - FTW Thomas

2º - Freeman

 

3º - FTW Graverobber 

(vitória por 3-1 vs Ezio no jogo do 3º/4º lugar)

Da esquerda para a direita: Freeman, Thomas e Graverobber

 

For The Win eSports - Starcraft 2 Squad

Acompanhamento do torneio por Diogo "Buondi" Freitas, Squad Manager de Starcraft 2 da FTW eSports

 

Revisão por João "Hexxme" Santos, Editor-in-Chief da FTW eSports

Autores: 
Categorias: StarCraft II

Voltar a Notícias